insetos

Sunday, February 23, 2014

INSETOS

ENTOMOLOGIA
obs.: Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas
BARATAS CURIOSIDADES:
=As baratas são insetos cosmopolitas, ou seja, ocorrem em todo planeta, com aproximadamente 4.000 espécies existentes, somente poucas convivem com o ser humano nas residências, seu tamanho varia de uns poucos milímetros até por volta de 10 centímetros de comprimento em algumas espécies selvagens.
=As baratas são animais extremamente resistentes.Um indivíduo adulto pode viver até 1 mês sem alimento, 2 semanas sem água e pode ficar 40 minutos submerso; a casca dura de quitina pode suportar várias chineladas; patas perdidas podem ser regeneradas após alguns dias. Além disso, características anatômicas, ou seja, o formato achatado do corpo, possibilitam deslocamento por fendas de 1,6 mm e proteção em vãos muito pequenos.
=Há um debate sobre o possível domínio do mundo pelas baratas após uma guerra nuclear. É claro que isso é uma lenda, mas, como todas as outras,tem uma base na verdade. De fato, as baratas, em especial suas ootecas, se mostram com uma resistência acima da média para a radioatividade e altas temperaturas. Além disso, elas poderiam se esconder facilmente em casos de desastres globais,garantindo sua sobrevivência, e também podem produzir um grande número de descendentes,cerca de 100 mil por casal.
=O tal "brilho" das asas que muitos reparam é devido à quitina, uma proteína semelhante à nossa queratina que confere ao corpo dos insetos impermeabilidade à perda d’água e garantia de certa resistência à impactos.
=A espécie Periplaneta americana é a mais comum nas cidades brasileiras, seu vôo assusta inúmeras pessoas dentro das casas,seu habitat nos esgotos tornou-a vetora para alguns microorganismos, como algumas bactérias, cistos de protozoários e alguns ovos de vermes, onde todos podem serem constatados nas sua pernas espinhosas.
=A maior barata do mundo foi encontrada em uma caverna de Bornéu, no sudeste asiático, medindo 10 cm. Apesar de ser uma barata muito bonita, com coloração azul-metálica, foi inicialmente chamada de “barata monstro” pelos pesquisadores. Porém, a maior barata do mundo já conhecida já não existe mais. Ela somente foi vista em um fóssil encontrado em Ohio, Estados Unidos, e tem o tamanho de um rato. Já as menores baratas do mundo têm de 2 a 4 mm e, por serem tão pequenas, vivem em ninhos de formigas.
=As baratas vivem sem a cabeça?Diferente dos mamíferos, os principais órgãos vitais dos insetos e, é claro, das baratas, não estão na cabeça: os corações estão ao longo de um vaso dorsal no tórax e abdome, o sistema nervoso é formado por gânglios espalhados pelo corpo, o ar para a respiração entra por meio de espiráculos laterais no abdome. Tudo isso, somado à baixa pressão interna que evita grandes perdas de hemolinfa (o "sangue" dos insetos), permite que as baratas vivam até um mês sem cabeça, morrendo de fome após esse período. Vale usar essas informações também para explicar o que é aquela melequinha branca que sai das baratas esmagadas: principalmente gordura, que envolve as víceras.
=Por que as baratas morrem de pernas pra cima?Não há estudos científicos que expliquem esse fato, mas segundo o departamento técnico da fabricante de inseticidas Reckitt Benckiser,diz que os insetos viram de barriga para cima para poderem respirar melhor e se recuperar da ação do veneno, aí muitas acabam morrendo nesta tentativa.


MOSQUITO ESPIAO
Não é um mosquito. É um inseto espião para áreas urbanas, já em produção, financiado pelo governo dos EUA. Ele pode ser controlado remotamente e é equipado com uma câmera e um microfone. Ele pode pousar em você, e ele pode ter o potencial para dar uma amostra de DNA ou deixar RFID rastreamento nanotecnologia em sua pele. Ele pode voar através de uma janela aberta, ou pode anexar à sua roupa até que você levá-la em sua casa.
Besouro Ciborgue

Os experimentos estão sendo financiados pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency – algo como Agência de Pesquisas para Projetos de Defesa Avançada), uma organização militar dos EUA – o que já deixa claro o propósito de tais pesquisas. A Universidade de Berkeley afirmou que planeja instalar, também, uma pequena câmera para que os besouros possam servir como pequenos robôs de vigilância, ou até mesmo espiões, no lugar de seres humanos, podendo, até mesmo, poupar pessoas de realizarem serviços perigosos. Já não basta o uso da internet, dos satélites e agora temos insetos sendo usados para ficar nos espionando!!!!!! (BBB promovido por insetos!!!!!)
SOMOS COMEDORES de INSETOS
 Não parece! mas Todos nós comemos "sem querer"  pedaços de insetos, como por exemplo, baratas em alimentos adocicados, como barras de chocolates, bolachas e outras guloseimas. Por ex., antes da páscoa, já havia circulado na internet uma notícia citando que os produtos a base de chocolate estavam  contaminados por fragmentos de baratas e foi citado ainda que uma barra de chocolate possui, em média, 8 fragmentos de baratas que entram na composição mistura do produto durante sua fabricação e manipulação, mas lógico que é totalmente sem querer. Aí pergunto a todos se essa afirmação seria verdadeira? Sim!!!!! é uma fato real -- praticamos a ENTOMOFAGIA, ou seja, comemos INSETOS. 
Conforme o que foi publicado em março de 2012 pela rede americana ABCnews[http://abcnews.go.com/blogs/lifestyle/2012/03/bugging-out-chocolate-allergy-linked-to-roaches]no artigo do jornalista Lauren Torrisi, cita que uma boa porcentagem dos consumidores americanos que são alérgicos ao chocolate tem alergia, na verdade, aos fragmentos de insetos presentes no mesmo. Isso ocorre porque insetos como as baratas vivem e  transitam livremente nos armazéns onde as matéria prima do chocolate (CACAU) fica estocado e quando esse cacau vai para a refinaria é moído e as baratinhas acabam sendo moídas também! Você sabia que isso é tolerável pelas normas da poderosa FDA (Food and Drug Administration), órgão que controla alimentos e remédios nos EUA, onde neste link 
[http://www.fda.gov/ICECI/ComplianceManuals/CompliancePolicyGuidanceManual/ucm074443.htm], podemos observar que é permitido que o chocolate tenha até 60 fragmentos de insetos em cada 100g. Alerto que isso não ocorre só nos EUA, no Brasil também há uma tolerância para presença de fragmentos de insetos em alimentos, como podemos ver numa publicação da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicada no diário oficial em 09 de março de 2011[http://www.abic.com.br/publique/media/LEG_ConsultaPublica_11-2011.pdf], onde é tolerável ter até 10 fragmentos de insetos em cada 100 gramas de alimento a base de chocolate. Até brinco, podemos comer até 10 pedacinhos de baratas numa barra de 100 g de chocolate!!!!! legal hein!?!?!? E pelos de rato????? Você sabia que é tolerável comer até 1 pelo de RATO em 100 gramas de produto a base de chocolate!!!!!!! Se não acredita em mim, então veja o trecho da tabela abaixo que esta no link acima.... Relaxem! comer pedaçinhos de baratas esta dentro das normas vigentes!!!!!!!!!!!!!!
 abaixo com duas "baratas d' água", inseto muito apreciado na culinária chinesa
 
 

Labels: , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home